CURSOS: ADMINISTRAÇÃO / ENGENHARIA QUÍMICA / ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
EQUIPE: Gessamy Ap. de Almeida / Rita de C. Arantes / Sonia M. Galvão
COORDENAÇÃO DO PROJETO: Sonia M. Galvão
APRESENTAÇÃO
O Projeto “Prêmio FASB de Comunicação” surgiu em 2013, em decorrência da aplicação de um “jogo empresarial” como metodologia de ensino na área de Comunicação, criado pelas professoras Sonia Melchiori Galvão e Gessamy Aparecida de Almeida, em 2010, e em fase de análise para publicação por editora especializada.
O jogo, aplicado a alunos de Administração, inicialmente, e de Engenharia Química e de Produção, consiste na articulação entre a obra Arte da Guerra, de Sun Tzu, e a simulação da abertura de empresas pelos alunos, com a criação de produtos a serem comercializados, utilizando os mecanismos de comunicação empresarial e de inovação tecnológica.
2 OBJETIVOS
Objetiva-se aplicar a teoria e a compreensão do livro Arte da Guerra, de Sun Tzu, a um processo de simulação teórico-prática dos mecanismos da Comunicação, que envolve a constituição de uma empresa, a criação e produção de produtos inovadores que exijam capacidade criativa e tecnológica dos participantes, as peças de divulgação do produto criado, utilizando estratégias do mundo corporativo.
Busca-se, também, desenvolver nos participantes a habilidade de tomada de decisões através do exercício e experiências num ambiente simulado, tão parecido quanto possível ao ambiente no qual as mesmas terão que ser realmente desempenhadas.
3 JUSTIFICATIVA
O projeto justifica-se pela necessidade de colocar o aluno em situação prática, a partir dos conceitos teóricos estudados em aula, de forma a proporcionar a inserção do mesmo em ambiente empresarial.
4 ETAPAS
A proposta compreende quatro etapas:
Etapa |
Ação |
Período |
ETAPA 1 |
Leitura e discussão da obra Arte da Guerra |
março a maio 2016 |
ETAPA 2 |
Abertura das empresas e planejamento das ações. |
abril/maio 2016 |
ETAPA 3 |
Ação – elaboração do plano de negócios e das peças de comunicação. |
agosto/setembro 2016 |
ETAPA 4 |
Ação - divulgação das empresas. |
A partir de 03/out/2016 |
ETAPA 5 |
Ação - comercialização dos produtos criados, no saguão da FASB unidade II. |
11/10/2016 – Administração 13/10/2016 - Engenharias Horário: 18h30 às 20h30 |
ETAPA 6 |
Premiação – apresentação das empresas para jurados e público. - divulgação dos premiados. |
22/10/2016 Auditório – Unidade I Horário: 8h30 às 10h (Engenharias) 10h às 12h (Administração) |
5 REGRAS
a) Apresentação da empresa (missão, visão, objetivos).
b) Apresentação do(s) produto(s).
c) Processo de comunicação.
d) Ações mercadológicas.
e) Resultados financeiros.
f) Relação da ação com o livro arte da Guerra.
6 AVALIAÇÃO
Os trabalhos apresentados serão avaliados segundo os seguintes critérios:
- Planejamento.
- Etapas do Projeto.
- Criatividade.
- Resultado financeiro.
- Marketing / ações mercadológicas.
- Atendimento ao cliente.
- articulação com o livro Arte da Guerra.
7 PREMIAÇÃO - CATEGORIAS
ADMINISTRAÇÃO
Categoria Geral – Prêmio FASB de Comunicação
Categoria Segmento
- Prêmio Estratégia
- Prêmio Marketing e Atendimento
- Prêmio Inovação
- Prêmio Empreendedorismo
ENGENHARIA
Categoria Geral – Prêmio FASB de Comunicação
Categoria Segmento (premiação por classe):
- Prêmio Inovação
- Prêmio Sustentabilidade
- Prêmio Empreendedorismo
- Prêmio Incremento
8 PREMIAÇÃO – PRÊMIOS
- Certificado
Outubro |
Campus I
Rua Américo Brasiliense, 449 Centro - São Bernardo do Campo - SP
Campus II
Rua João Pessoa, 601 Centro - São Bernardo do Campo - SP
Contato:
0800 0193277 (11) 4123-1469 fasb@fasb.com.br |