PROJETO: 4º. Prêmio FASB de Comunicação

 

CURSOS:  ADMINISTRAÇÃO / ENGENHARIA QUÍMICA / ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

EQUIPE:  Gessamy Ap. de Almeida / Rita de C. Arantes / Sonia M. Galvão

COORDENAÇÃO DO PROJETO:  Sonia M. Galvão

 

APRESENTAÇÃO

O Projeto “Prêmio FASB de Comunicação” surgiu em 2013, em decorrência da aplicação de um “jogo empresarial” como metodologia de ensino na área de Comunicação, criado pelas professoras Sonia Melchiori Galvão e Gessamy Aparecida de Almeida, em 2010, e em fase de análise para publicação por editora especializada.

        O jogo, aplicado a alunos de Administração, inicialmente, e de Engenharia Química e de Produção, consiste na articulação entre a obra Arte da Guerra, de Sun Tzu, e a simulação da abertura de empresas pelos alunos, com a criação de produtos a serem comercializados, utilizando os mecanismos de comunicação empresarial e de inovação tecnológica.

 

2             OBJETIVOS

 Objetiva-se aplicar a teoria e a compreensão do livro Arte da Guerra, de Sun Tzu, a um processo de simulação teórico-prática dos mecanismos da Comunicação, que envolve a constituição de uma empresa, a criação e produção de produtos inovadores que exijam capacidade criativa e tecnológica dos participantes, as peças de divulgação do produto criado, utilizando estratégias do mundo corporativo.

             Busca-se, também, desenvolver nos participantes a habilidade de tomada de decisões através do exercício e experiências num ambiente simulado, tão parecido quanto possível ao ambiente no qual as mesmas terão que ser realmente desempenhadas.

 

 

3             JUSTIFICATIVA

             O projeto justifica-se pela necessidade de colocar o aluno em situação prática, a partir dos conceitos teóricos estudados em aula, de forma a proporcionar a inserção do mesmo em ambiente empresarial.

 

4             ETAPAS

 A proposta compreende quatro etapas:

 

Etapa

Ação

Período

ETAPA 1

Leitura e discussão da obra Arte da Guerra

março a maio 2016

ETAPA 2

Abertura das empresas e planejamento das ações.

abril/maio 2016

ETAPA 3

Ação – elaboração do plano de negócios e das peças de comunicação.

agosto/setembro 2016

ETAPA 4

Ação - divulgação das empresas.

A partir de 03/out/2016 

ETAPA 5

Ação - comercialização dos produtos criados, no saguão da FASB unidade II.

11/10/2016 – Administração

13/10/2016 - Engenharias Horário: 18h30 às 20h30 

ETAPA 6

Premiação

– apresentação das empresas para jurados e público.

- divulgação dos premiados.

22/10/2016

Auditório – Unidade I

Horário:

8h30 às 10h (Engenharias)

10h às 12h (Administração) 

 

5             REGRAS

  1. A divulgação de cada empresa poderá ocorrer a partir do dia 3 de outubro de 2016, obedecendo-se às regras institucionais para fixação de materiais. A empresa que proceder à divulgação com antecedência será penalizada, podendo ser excluída do processo.
  2. A empresa que faltar com a ética e o respeito, em relação à concorrência ou à instituição (incluindo funcionários, docentes e discentes), será eliminada.
  3. As empresas poderão recorrer a patrocínio.
  4. O aparato tecnológico disponível na instituição poderá ser reservado com antecedência na secretaria.
  5. As empresas poderão disponibilizar recursos materiais próprios.
  6. A instituição não é responsável por quaisquer ônus decorrentes das ações e contratos efetivados pelas empresas constituídas pelos alunos.
  1. Os espaços a serem utilizados pelas empresas, no saguão da FASB – unidade II, serão sorteados. A metragem dos stands é de 3 metros de comprimento por 2 metros de profundidade.
  1.  É de inteira responsabilidade das empresas participantes a montagem dos estandes antes das 18h30 e a retirada de todo o material após às 20h. A empresa que não respeitar esta norma será desclassificada.
  2. Não será permitida a montagem dos estandes após às 18h30.
  3. A venda dos produtos criados pela empresa só poderão ser vendidos no dia 11 de outubro, nos estandes ou entorno da faculdade.
  4. A venda dos produtos no entorno não poderão ultrapassar os limites da faculdade.
  5. Os equipamentos sonoros podem ser utilizados, sendo que o volume dos mesmos deverá estar restrito aos limites do estande.
  6. Serão atribuídas até 20 horas de Atividade Complementar aos participantes nas atividades do projeto.
  7. O evento será aberto ao público.
  8.  No dia da premiação, cada empresa deverá apresentar sua proposta, incluindo os resultados da ação realizada, em 3 minutos, e um vídeo de um minuto contendo os seguintes elementos:

a)      Apresentação da empresa (missão, visão, objetivos).

b)      Apresentação do(s) produto(s).

c)      Processo de comunicação.

d)      Ações mercadológicas.

e)      Resultados financeiros.

f)       Relação da ação com o livro arte da Guerra.

 

 

6     AVALIAÇÃO

Os trabalhos apresentados serão avaliados segundo os seguintes critérios:

- Planejamento.

- Etapas do Projeto.

- Criatividade.

- Resultado financeiro.

- Marketing / ações mercadológicas.

- Atendimento ao cliente.

- articulação com o livro Arte da Guerra.

      

 

      7       PREMIAÇÃO  - CATEGORIAS

ADMINISTRAÇÃO

Categoria Geral  – Prêmio FASB de Comunicação

Categoria Segmento

- Prêmio Estratégia

- Prêmio Marketing e Atendimento

- Prêmio Inovação

- Prêmio Empreendedorismo

 

ENGENHARIA

Categoria Geral – Prêmio FASB de Comunicação

Categoria Segmento (premiação por classe):

- Prêmio Inovação

- Prêmio Sustentabilidade

- Prêmio Empreendedorismo

- Prêmio Incremento

 

8             PREMIAÇÃO – PRÊMIOS

- Certificado




Outubro


04/10/2016 - Outras Vozes em Voz Alta
08/10/2016 - Workshop: Designer de EVA
11/10/2016 - PROJETO: 4º. Prêmio FASB de Comunicação
12/10/2016 - Feriado - Nossa Sra. Aparecida
13/10/2016 - PROJETO: 4º. Prêmio FASB de Comunicação
15/10/2016 - Feriado - Dia do Professor
20/10/2016 - Immersion in English
21/10/2016 - Immersion in English
25/10/2016 - I Colóquio de História do Brasil
27/10/2016 - I Colóquio de História do Brasil
28/10/2016 - I Colóquio de História do Brasil



voltar

Campus I
Rua Américo Brasiliense, 449
Centro - São Bernardo do Campo - SP
Campus II
Rua João Pessoa, 601
Centro - São Bernardo do Campo - SP
Contato:
0800 0193277
(11) 4123-1469
fasb@fasb.com.br
FacebookInstagramYoutubLinkedinE-mail